domingo, 5 de abril de 2009

Álbuns da minha vida: Nirvana - MTV Unplugged in New York


Hoje completaram-se quinze anos de morte do Kurt Cobain.

Não lembro das notícias da época em que isso aconteceu. Não conhecia o Nirvana e, pra dizer a verdade, quase nada de rock. Meu primeiro contato com a banda foi uns quatro ou cinco anos depois da morte dele.

Nessa época eu já morava em outra cidade, estava começando a gostar de rock e muitos conhecidos meus ouviam a banda e idolatravam o cara. Contavam como ele era um grande poeta, sobre como influenciou toda uma geração e de sua importância para a juventude. Coisas de fãs.

Acabei ouvindo bastante Nirvana nessa época, mas a banda não conseguiu me cativar da mesma forma que as demais que conheci mais ou menos ao mesmo tempo, como Guns N' Roses, Led Zeppelin, Iron Maiden e, claro, Black Sabbath.

Não que o som dela fosse ruim. Simplesmente não teve o mesmo efeito que as demais, de forma que acabei deixando de ouvi-la aos poucos, até que um dia era apenas uma lembrança de tempos passados.

Isso até o dia em que, tendo mais uma vez mudado de cidade, caiu na minha mão o MTV Unplugged in New York. Sei lá por que razão eu não o tinha ouvido antes, mas foi um choque. Foi um desses discos que batem nos ouvidos e causam um efeito único.

Se não fosse por esse disco, acho que nunca voltaria a ouvir a banda. De fato, ouço muito pouco os demais - quase nada se comparado a esse. Gosto sim das músicas com pegadas mais pesadas, mas esse álbum acústico é inigualável.

É muito diferente do som pesado que a banda fazia tradicionalmente. Dá para prestar mais atenção nas letras e no sentimento que Kurt colocava na interpretação das músicas.

Só algum tempo depois fiquei sabendo de toda a mística que envolvia a preparação do show. De como o vocalista acertou muita coisa para dar um clima de velório - o seu próprio. Apenas mais um detalhe que torna esse um álbum monumental, sem dúvida.




Quem me conhece sabe o quanto gosto de música. Por isso já vinha pensando em começar a postar aqui sobre alguns álbuns que considero importantes para mim. Queria começar com outro, mas aproveitando a data, taí o primeiro post da série Álbuns da minha vida.

4 comentários :

Nirvana - MTV Unplugged in New York disse...

CHUIF! Estou muito emocionado de ser o primeiro álbum citado na categoria "Álbuns da minha vida". Muito, muito obrigado.

Khristofferson Silveira disse...

Putz! Comentários de origens prosopopéicas...

Israel disse...

Como diria o sábio Juparah: Que merda é essa ?

Khristofferson Silveira disse...

Fique fora dessa, meu velho...