sexta-feira, 2 de março de 2007

Um problema moral

Acabei de assistir ao documentário "Uma verdade inconveniente", do Al Gore.

Achei interessante que ele foge do cienfiticismo do "como acontece" e vai logo pra explicação sobre o que já está acontecendo e o que vem daqui pra frente.

O ex-futuro-presidente dos EUA exemplifica com fotos embasbacantes os efeitos do aquecimento global em diversos pontos do planeta, sempre apoiado por gráficos que mostram claramente que alguma coisa está errada com o clima na Terra.

Ele também executa o mito de que há uma cisão na comunidade científica sobre o homem ser ou não razão do aquecimento global, demonstrando que isso é uma confusão propositadamente gerada.

Apesar de ser claramente voltado para o público estadunidense - chegando até mesmo a um chamamento nos instantes finais, apresentando argumentos que lembram o velho Destino Manifesto -, o filme mostra que o problema é global e deve ser encarado por todos.

Outro ponto negativo, a meu ver, são os interlúdios mostrando alguns trechos da vida de Al Gore.

Tudo bem que ele usa como ganchos para o que vem em seguida, mas aquilo me pareceu destoar um pouco do resto do documentário, chegando em certos momentos a ser tedioso. Mas nada que comprometa o valor do trabalho.

O mais importante: esse é um problema moral. Não político.

Recomendo uma olhada nesse filme. E na próxima eleição para presidente dos EUA. Saiam dessa, republicanos!

Nenhum comentário :