terça-feira, 20 de junho de 2006

JWT e Knorr mostram pais separados

"Família, família
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania"

("Família" - Titãs)

Você se lembra daqueles comercais de manteiga, com a família toda reunida para o café da manhã?

Mamãe pondo a mesa, a fumaça quente saindo do café, o pai chegando arrumado para o trabalho, os filhos sorridentes, o pão quentinho derretendo a manteiga; tudo sob a voz risonha de um locutor.

Essa é a famosa imagem de produto para a família perpetuada por muito tempo nas peças publicitárias não só de manteigas, mas também de pastas de dente, panetones e alguns modelos de carros.

Isso é algo tão forte e tradicional que pode-se imaginar qual foi a minha reação ao ser surpreendido ontem por um comercial feito pela JWT para a Knorr, chamado "Pais separados".


Na peça podemos ver um garoto passando o dia com seu pai e como a tímida relação entre ambos acaba se estreitando quando o pai percebe o garoto está confuso com o manuseio do garfo e da faca - instruído pela mãe - e toma a iniciativa de comer a coxa do frango com a mão, levando o filho a fazer o mesmo.

Essa quebra de formalidade leva a um terno momento entre ambos e desdobra-se em outro momento, desta vez cumplicioso, quando da volta do filho para a casa da mãe.

É muito interessante ver que a visão de publicitários e anunciantes não ficou amarrada a tradicionalismos e que acompanha a modificação da realidade social.

Antes era de se estranhar ver uma campanha seguir por este caminho. Mas hoje em dia casais separados deixaram de ser algo agressivo à sociedade e se tornaram algo aceitável.

Fico imaginando a reação a esse comercial se ele tivesse sido produzido há alguns anos.

Seguindo por um outro caminho, lembro-me da Colgate, com sua campanha mostrando a mamãe - que sabe o que é bom para a família - comprando o dentifrício que leva o papai a subir na empresa, o filho a ser perseguido pelas garotas e a filhinha a se destacar entre as amiguinhas por seus dentes fortes.

Nenhum comentário :