quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

O show da comunicação

U2 é uma das maiores bandas da atualidade. Seu vocalista, Bono, é reconhecido internacionalmente por seu engajamento em causas sociais. Ele se utiliza da projeção que a banda lhe dá para trazer foco a questões sociais muitas vezes esquecidas.

As letras das bandas são politizadas e comprometidas com a conscientização política, respeito e tolerância.

Mesmo com isso em mente, poucos podiam esperar por aquilo que vimos no show. Seja pessoalmente ou pela tv - ainda que sofrendo com a transmissão...

Mais do que um show de rock, foi um show de comunicação.

Ver como o telão foi utilizado para uma comunicação entre a banda e o público, seja passando mensagens sociais ou imagens ligadas à música; como a luz se modificava, dando destaque a esse ou àquele membro da banda, ou como ela se tornou vermelha como sangue em "Sunday Bloody Sunday"; ver Bono utilizando cores do país na roupa, bandana pela tolerância; vê-lo em uma relação de confiança com o público, ao vendar os olhos e andar sobre um palco que ia em direção ao público como uma península; vê-lo levar dois fãs ao palco; ver aquele mar de celulares substituindo os isqueiros; tudo isso foi uma gigantesca aula de comunicação.



Durante o show, blogs e fotologs iam sendo atualizados, mensagens SMS rolavam soltas. Após o encerramento MSN's começam a pipocar, scraps começam a aumentar geometricamente, listas de discussões geram novos tópicos, blogs novos posts. No dia seguinte, colegas de trabalho, professores, amigos debatem. Tudo em torno da banda e de sua performance.

Destaco aqui a mensagem do Irapuan Martinez, na ArqHP, e o post do Mauro Amaral, no CarreiraSolo. Acredito que os dois retratam bem aquilo que a legião de comunicadores do país viu, sentiu e refletiu durante e após o evento.

Com toda certeza, esse foi um bonito dia para qualquer comunicador e fão do bom e velho rock n' roll. Que bom que não o deixei escapar. ;)

---
Update em 23/02/2006:

Aqui vão mais dois links interessantes, ligados ao show: o artigo "O efeito Katilce", de Michel Lent, no Webinsider, e um vídeo que é uma verdadeira pérola.

2 comentários :

César disse...

realmente, foi um show de comunicação. como não vi o show pela tv, acabei perdendo essa grande oportunidade "a nivel de comunicador". talvez a cobertura feita por amadores (blogueiros, fotologueiros, mensageiros, etc e tal...) tenha sido muito melhor e exponencialmente mais abrangente que a cobertura da imprensa convencional. isso dá até um post (hehehehehe)

abração!!!

Raquel disse...

ainda assim, eu me importo mais com o bonezinho que a menina não roubou.