sábado, 13 de agosto de 2005

Obrigado, Ibrahim

Foto do Cantor Ibrahim Ferrer / AP
Esperava que o segundo post desse blog fosse a respeito de acessibilidade ou usabilidade na web. Mas não é.

No último dia 6, sábado, o cantor cubano Ibrahim Ferrer, membro do Buena Vista Social Club, faleceu.

O grupo era uma reunião de músicos da velha guarda cubana, redescobertos nas periferias de Havana pelo guitarrista americano Ry Cooder. Infelizmente isso ocorreu muito tarde, com os músicos já muito velhos. Embora alguns deles ainda gravassem alguns álbuns solos, a produção para a posteridade foi muito pouca. Mas vale cada segundo! O álbum é repleto de pérolas e merece ser colocado em repeat no som durante muito tempo.

Das 14 faixas do álbum, Ibrahim participa de 12 e sola em 4: "Dos Gardenias", "De Camino a la Vereda", "Candela" e "Murmullo". Além disso, ele ainda lançou dois álbuns solos: "Buena Vista Social Club Presenta Ibrahim Ferrer", de 2001 e "Buenos amigos", de 2004.

Ele é o terceiro membro do grupo a falecer desde o lançamento do álbum. Os outros dois foram Compay Segundo, cantor, e Ruben Gonzalez, pianista.

Há também um documentário sobre o grupo, dirigido por Wim Wenders, produzido quando os três ainda eram vivos.

Esses sujeitos conquistaram o mundo e mostraram a riqueza da música cubana/latina. Confesso que não gostava muito desse estilo musical, mas esses senhores abriram as portas dele para mim. Obrigado.

---
Ouvindo: Buena Vista Social Club - Veinte Años

Um comentário :

Raquel disse...

oi. você nem me contou que tinha um blog. eu quero ver "meu querido diário", não vou ler quando o assunto for fora do umbigo. tiau.